ORLANDO BRITO

A transição do governo FHC para o de Lula – Malan e Palocci

Transição é tradição. Todo governo que termina transfere todas as informações sobre a situação do de cada órgão da administração do Estado para aquele que chega. A equipe de ministros que se despede tem reuniões com o novo corpo governamental que em breve assumirá o comando da República para dar conhecimento conhecimento da situação de cada setor da União até…

Continue lendo

ORLANDO BRITO

A questão indígena e os irmãos Villas-Boas

No momento em que a questão indígena se torna ainda mais inquietante no País — com a possível transferência da gestão da Funai do Ministério da Justiça para outra pasta do governo Jair Bolsonaro —  vale recordar que os sertanistas Orlando e Cláudio Villas-Boas foram dois dos brasileiros que mais lutaram pelo destino dos índios, para que estes tivessem convivência…

Continue lendo

ORLANDO BRITO

Damares Alves — professora, pastora e advogada — será a ministra dos Direitos Humanos de Bolsonaro

Definido: a professora, pastora evangélica e advogada Damares Alves será a ministra dos Direitos Humanos. Na verdade, trata-se de uma nova pasta que levará o nome de Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos. Aliás, FUNAI-Fundação Nacional do Índio deixará de ser subordinada ao Ministério da Justiça e passará para a área a ser comandada por Damares Alves. A…

Continue lendo

ORLANDO BRITO

Onyx Lorenzzoni “desenha” o primeiro escalão do governo Jair Bolsonaro

A semana promete ser movimentada no escritório de transição do atual para o futuro governo. Jair Bolsonaro desembarca em Brasília nessa terça-feira e irá dedicar sua agenda para receber parlamentares de vários partidos, de todos os estados e das bancadas setoriais na Câmara e no Senado, já pensando em formar confiável base de apoio no Congresso para os projetos que…

Continue lendo

ORLANDO BRITO

Paris está em chamas? Paris está em chamas!

O presidente Emmanuel Macron retorna a Paris após a reunião do G-20 em Buenos Aires e encontra seu país em “pé de guerra”. Mais de 70 mil manifestantes, os Coletes Amarelos, saem às ruas para protestar contra as medidas econômicas de seu governo, especialmente o aumento do preço dos combustíveis. A capital francesa é novamente palco de depredações, violência, greves,…

Continue lendo

ORLANDO BRITO

Sobre misses, Eliana Pittman, Antonio Carlos e Jocafi

Estou revendo todos os meus negativos antigos para reunir fotos que fiz desde quando comecei a trabalhar em jornalismo, em 1966, em um livro no qual pretendo mostrar a trajetória política do Brasil. É um trabalho exaustivo e minucioso, mas que ao mesmo tempo me traz satisfação e, sobretudo, surpresas, boas recordações. Nessa semana encontrei essas três raridades aí e…

Continue lendo

ORLANDO BRITO

O gesto sem educação de Donald Trump no fórum do G-20 em Buenos Aires

Não é surpresa para ninguém os lances desagradáveis protagonizados pelo presidente americano Donald Trump. Vez por outra é autor de atitudes desagradáveis e pouco exemplares para uma personalidade de tamanha importância. Foi o que aconteceu nessa sexta-feira, na Argentina, para onde viajou para participar da reunião do G-20, fórum que põe na mesma mesa chefes-de-Estado dos países que representam as…

Continue lendo

ORLANDO BRITO

A movimentada agenda de Bolsonaro no Rio de Janeiro

O presidente eleito Jair Bolsonaro disse que não irá colocar o Exército nas ruas para combater a criminalidade sem amparo jurídico. Acha inadmissível expor soldados a possíveis punições no caso de mortes de bandidos em confronto. A afirmação é uma resposta a um jornalista que lhe indagou sobre o fim da intervenção federal com tropas das Forças Armadas no Rio…

Continue lendo

ORLANDO BRITO

Nelson Motta – Meados de 1968, portanto há 50 anos

Há 50 anos, o jovem compositor, jornalista, escritor, roteirista e produtor cultural Nelson Motta, então com 24 anos, fala sobre direitos autorais numa das comissões da Câmara dos Deputados. Como foi – 1968 deu início a várias transformações políticas e sociais não somente no Brasil, mas também mundo a fora. Foram quebrados vários tabus e comportamentos da sociedade. Predominou o…

Continue lendo

ORLANDO BRITO

A festa da Ordem do Mérito Cultural no Planalto

Como acontece em todos fins de ano, o Palácio do Planalto fez festa para a entrega das medalhas da Ordem do Mérito Cultural. O presidente Michel Temer, a primeira-dama Marcela receberam e os ministros Eliseu Padilha e Sérgio de Sá Leitão homenagearam 35 pessoas e entidades que contribuem para a cultura do Brasil. Nesse ano, entre os homenageados estavam estavam,…

Continue lendo

ORLANDO BRITO

A capital Brasília se apronta para a festa da posse de Bolsonaro

Quem passa pela Praça dos Três Poderes já pode ver que a cidade está sendo preparada para a festa de posse de Jair Bolsonaro. A cúpula do Senado, um dos edifícios que compõem o Congresso Nacional e onde se dará o juramento à Constituição do novo presidente da República, está recebendo pintura nova. No Palácio do Planalto, praticamente tudo está…

Continue lendo

ORLANDO BRITO

Justiça Federal aceita sexta denúncia contra Lula e a primeira de Dilma

Lula é alvo da sexta acusação da Justiça Federal em processo de corrupção. O juiz Vallisney Oliveira, de Brasília, aceitou contra ele nessa semana denúncia feita no ano passado por Rodrigo Janot, quando este era ainda Procurador Geral da República. Também a ex-presidente Dilma Rousseff e os ministros Guido Mantega, Paulo Bernardo, Edinho Silva e Antonio Palocci, a senadora Gleisi…

Continue lendo

ORLANDO BRITO

Aposentadorias, tema em permanente discussão em todos os países

Um dos temas que está em todas as agendas dos presidentes da República — considerado quesito essencial para equilibrar as contas da União — é a Reforma da Previdência. As aposentadorias são assunto que esteve em pleno debate nos governos anteriores, está no atual e estará, com certeza, no próximo. E muito provavelmente nos vindouros. Não somente nos poderes Executivo e…

Continue lendo